Água e Esgoto

Os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do limite territorial urbano do município de Ouro Preto, segue como referência as informações inseridas no plano Municipal de Saneamento de Ouro Preto, aprovado através da Lei nº 934 de 28 de junho de 2016.

Para garantir o abastecimento de água e esgotamento sanitário, foi realizado uma licitação pública para a concessão do serviço, sendo a SANEOURO a empresa ganhadora, o contrato vigerá pelo prazo de 35 (trinta e cinco) anos, contados da emissão da ordem de serviço (02/01/2020), no valor estimado do contrato é de R$ 141.099.585,81, (cento e quarenta e um milhões, noventa e nove mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e oitenta e um centavos), correspondente ao valor total dos investimentos nos sistemas de água e esgoto.

A área de concessão é o limite territorial urbano do Município de Ouro Preto, Estado de Minas Gerais, bem como os seus distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Rodrigo Silva, Santa Rita, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto e São Bartolomeu.

O sistema de abastecimento de água de Ouro Preto conta com 65(sessenta e cinco) pontos de captação, sendo 29 pontos de captação superficial (córregos e rios), 14 pontos de captação em surgências1 e 22 pontos de captação subterrânea em poços tubulares profundos. O município conta com 6 (seis) estações de tratamento em operação, sendo que o tratamento é feito de forma convencional (coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção) de água. As ETAs tratam uma vazão aproximada de 260l/s. Nos outros pontos de captação, não existe tratamento convencional, o processo de desinfecção é realizado através de adição de pastilha de cloro. A capacidade de reservação do sistema de Ouro Preto é de 8.899 m³, distribuídos em 89 reservatórios, sendo 35 localizados na área urbana do município e 54 locados pelos distritos. Na área urbana a capacidade total de reservação é de 5.708 m³ na Sede e 3.191m³ nos distritos.

As principais características gerais do sistema de abastecimento de água do município de Ouro Preto encontram-se apresentados a seguir: