Resíduo Sólido
Iniciado no ano de 2017, o Programa Ouro Preto Recicla foi criado com o intuito de ofertar a coleta seletiva no Município de Ouro Preto. Atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto celebra parceria com duas associações de catadores, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR) e a Associação de Beneficiamento e Reciclagem do Lixo e Meio Ambiente e Preservação Ambiental da Cidade de Ouro Preto (Associação de Catadores do Padre Faria), além de prestar apoio ao Clube da Melhor Idade Renascer.
Desde o início do Programa, foi evidenciando um aumento de mais de 30% em relação aos anos anteriores, e em determinadas épocas do ano é possível coletar, processar e destinar para a reciclagem algo em torno de cem toneladas de material por mês.
Atualmente, as associações possuem em seu quadro de catadores um total de 17 pessoas que contribuem com a coleta, segregação e enfardamento dos materiais recolhidos porta a porta nos 16 bairros atendidos pela coleta seletiva na cidade de Ouro Preto e também no distrito de Lavras Novas. Os bairros atendidos pela coleta porta a porta na cidade de Ouro Preto são: Água Limpa, Alto da Cruz, Antônio Dias, Barra, Bauxita, Cabeças, Centro, Estação, Lagoa, Padre Faria, Pilar, Rosário, Taquaral, São Cristóvão e Vila Aparecida. No bairro Jardim Itacolomi a coleta será realizada somente nos tambores identificados para coleta seletiva.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as Associações de Catadores convidam a população a participar do Programa Ouro Preto Recicla separando os materiais recicláveis para coleta conforme as recomendações abaixo:
- Todos os materiais recicláveis podem ser acondicionados em um único saco plástico;
- Recomenda-se a identificação dos materiais recicláveis para que não sejam coletados como lixo;
- Óleo de cozinha usado deve ser acondicionado em garrafa PET;
- Pneus e eletrônicos devem ser levados ao Ecoponto Municipal localizado à Rua Jorge Caaram, nº40, Bairro Nossa Senhora do Carmo.
O que separar para a coleta
Papel: embalagens Tetra Pak, caixas de papelão, jornais, revistas e todas as embalagens de
papel;
Plástico: garrafas PET, copos, potes, sacolas plásticas, tampas, canos de PVC, embalagens
de produtos de limpeza e higiene;
Metal: latas de alumínio, embalagens de desodorante, panelas, chapas de aço, itens de ferro,
cobre e aço;
Vidro: garrafas, embalagens de perfumes, copos e cacos (devidamente embalados).
O que não separar para a coleta
Restos de alimentos, papel higiênico, fraldas descartáveis, papéis contaminados com alimentos
ou engordurados, papel carbono, fotografia, espelhos, louça ou porcelana, restos de tecido e
madeira.
Abaixo você confere no mapa os locais para coleta seletiva: